Publicado por: sdaviseu | 26 de Fevereiro de 2013

Santa Sé: Bento XVI vai ser «Papa emérito»

Decano do Colégio Cardinalício convocará cardeais ao Vaticano no dia 1 de março, após o fim do pontificado

Bento XVI vai ser chamado “Papa emérito” após o final do seu pontificado, esta quinta-feira, anunciou o porta-voz do Vaticano, em conferência de imprensa.

O padre Federico Lombardi adiantou que após a renúncia de Joseph Ratzinger, este manterá os títulos de “sua santidade Bento XVI”, “Papa emérito” e “Romano Pontífice emérito”.

O responsável confirmou que a denominação foi escolhida “de acordo com o Santo Padre”.

Bento XVI vai manter a “batina branca simples” como vestimenta, mas deve deixar de usar a ‘mozeta’ (capa curta que cobre os ombros) e os habituais sapatos vermelhos que o acompanharam desde 2005, quando foi eleito como sucessor de João Paulo II.

O padre Lombardi gracejou com esta situação e disse que o Papa alemão está muito satisfeito com os sapatos que lhe foram oferecidos em León, na viagem ao México, em março de 2012.

De acordo com a constituição apostólica ‘Universi Dominici Gregis’ (1996) de João Paulo II, o anel do pescador e o selo de chumbo do pontificado, insígnias oficiais do Papa, vão ser “anulados” pelo cardeal camerlengo. D. Tarcisio Bertone, e os seus colaboradores.

O gesto tem o significado de sublinhar que no período da Sé vacante – tempo entre o fim do pontificado e a eleição do Papa – ninguém pode assumir prerrogativas próprias do bispo de Roma.

Feito em ouro, o Anel do Pescador tem uma representação de São Pedro num barco, a pescar, e o nome do Papa em volta da imagem.

“O Papa já não utilizará o anel do pescador”, sublinhou o porta-voz do Vaticano, mas vai utilizar outro anel.

Bento XVI apresentou a sua renúncia no último dia 11, com efeitos a partir de quinta-feira, por causa da sua “idade avançada”, abrindo caminho à eleição do seu sucessor.

A última renúncia de um Papa tinha acontecido há quase 600 anos, com a abdicação de Gregório XII.

A Igreja Católica entra esta quinta-feira, depois das 20h00 de Roma (menos uma em Lisboa), no período de Sé vacante.

O cardeal decano, D. Angelo Sodano, vai enviar na sexta-feira uma “carta de convocação” aos cardeais para as congregações gerais, órgão interino de governo da Igreja.

“É verosímil que as congregações comecem após o sábado e o domingo [2 e 3 de março], o mais rapidamente possível”, afirmou o padre Federico Lombardi.

A data de início do próximo Conclave vai ser determinada durante estas reuniões gerais [congregações] de cardeais.

O Conclave, palavra com origem no latim ‘cum clavis’ (fechado à chave), pode ser definido como o lugar onde os cardeais se reúnem em clausura para eleição do Papa.

OC | in agência ecclesia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: