Publicado por: sdaviseu | 2 de Março de 2013

Portugal: Dioceses convidam católicos a rezar pela eleição do novo Papa

Missas deixam de ter referência a Bento XVI na sua oração central

Os padres das dioceses católicas estão a ser informados das alterações na celebração da missa até à eleição do sucessor de Bento XVI, deixando de fazer-se referência ao Papa na principal oração da celebração [oração eucarística].

A situação foi recordada pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em conferência de imprensa, acrescentando que na Diocese de Roma se retira também a referência ao bispo, já que este é o Papa.

O início do período de Sé vacante [tempo entre a renúncia de Bento XVI e a escolha do seu sucessor], esta quinta-feira, trouxe também o convite a introduzir uma prece pela eleição do futuro Papa.

“Para que o Senhor acompanhe com a sua luz e a força do seu Espírito os cardeais, chamados à importante tarefa de eleição do novo sucessor do Apóstolo Pedro”, refere o texto divulgado pelas dioceses de Portugal.

D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, assinalou o final do anterior pontificado com uma missa na qual pediu aos presentes para que peçam “insistentemente ao Senhor” um “santo pastor, segundo a grandeza do seu coração”.

“Pediremos ao Senhor uma Igreja unida em todas as suas comunidades e pessoas, aberta ao Espírito Santo que a ajudará a ultrapassar as divisões internas que minam a comunhão entre os seus membros, que seja serva de Deus, serva do homem e serva da verdade”, acrescentou.

O bispo da Guarda, por sua vez, pediu que a oração “pela escolha e pelo ministério do próximo Papa” tenha em atenção “aqueles que são os grandes desafios que se colocam à Igreja neste momento histórico”.

“Na nossa oração, peçamos desde já pelo novo Papa que o Senhor vai enviar para nos ajudar e percorrer estes e outros caminhos importantes para o real encontro da Fé com a vida das pessoas”, declarou D. Manuel Felício, numa celebração na Sé local.

Este domingo, as dioceses de Setúbal e de Bragança-Miranda promovem celebrações de ação de graças pelo pontificado de Bento XVI, iniciado a 19 de abril de 2005 e concluído no último dia 28 de fevereiro, por renúncia do Papa emérito.

OC | in agência ecclesia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: