Publicado por: sdaviseu | 5 de Março de 2013

Vaticano: Decisão sobre data do Conclave não vai ser «apressada»

Porta-voz revela que há cinco cardeais eleitores ausentes

O porta-voz do Vaticano afirmou que a decisão sobre o início do Conclave para a eleição do novo Papa, da responsabilidade dos cardeais da Igreja Católica, continua “completamente em aberto”.

Segundo o padre Federico Lombardi, este é “um procedimento que quer ser aprofundado e não apressado” por parte dos responsáveis reunidos nas reuniões [congregações] gerais – órgão interino de governo da Igreja – que decorrem desde segunda-feira.

Os membros do Colégio Cardinalício presentes no Vaticano decidiram que as reuniões de trabalho vão decorrer apenas durante a manhã, nos próximos dias.

A congregação geral de hoje contou com a presença de 148 cardeais, 110 dos quais eleitores no próximo Conclave, sem “qualquer decisão” sobre o processo eleitoral para a sucessão de Bento XVI, que renunciou ao pontificado.

“Os cardeais querem refletir bem, o tempo que desejarem, para aprofundar. O facto de não haver congregações hoje e amanhã [quarta-feira] à tarde parece-me significativo”, disse Federico Lombardi.

“Não me sinto em condições de fazer previsões, de forma alguma”, acrescentou.

O diretor da sala de imprensa da Sé frisou, por outro lado, que a decisão sobre uma eventual antecipação do início do Conclave, permitida por Bento XVI, pode ser tomada sem a presença de todos os cardeais eleitores desde que se preveja a sua chegada.

“É necessário que haja tempo para que todos os que querem vir possam chegar”, precisou o padre Lombardi, elencando o nome dos restantes cinco cardeais que são esperados no Vaticano: D. Antonius Naguib, do Egito; D. John Tong Hon, de Hong Kong, China; D. Jean-Baptiste Pham Minh Mân, do Vietname; D. Karl Lehmann, da Alemanha; D. Kazimierz Nycz, da Polónia.

As congregações gerais têm de tomar uma série de decisões, do alojamento dos cardeais aos preparativos para o processo de eleição na Capela Sistina, antes de determinar a data de início do próximo Conclave.

Os trabalhos desta manhã, com 11 intervenções dos cardeais, abordaram o recente documento de Bento XVI sobre o processo de eleição do novo Papa, em particular o número 37, no qual se deixa ao Colégio dos Cardeais “a faculdade de antecipar o início do Conclave se constar a presença de todos os Cardeais eleitores, bem como a faculdade de adiar, se houver motivos graves, o início da eleição por mais alguns dias”.

O Vaticano revelou, por outro lado, que foram concedidas 4432 acreditações temporárias a que se somam as 600 acreditações permanentes, entre imprensa, fotografia e vídeo, a profissionais de 1004 títulos de 65 países, publicados em 24 línguas.

OC | in agência ecclesia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: