Publicado por: sdaviseu | 10 de Março de 2013

Anel e selos do Papa emérito Bento XVI foram inutilizados

Decisão sobre o dia de início do Conclave resultou de «maioria absolutamente inequívoca»

O “Anel do Pescador”, o carimbo e os selos brancos utilizados no pontificado de Bento XVI para autenticar documentos papais foram inutilizados, anunciou o porta-voz da Santa Sé.

O novo “Anel do Pescador” vai ser idêntico ao anterior, com o mesmo desenho de São Pedro a pescar à rede numa barca, exceto no nome do Papa que envolve a imagem, afirmou o padre Federico Lombardi em conferência de imprensa realizada no Vaticano.

A inutilização do anel em ouro usado no dedo de Bento XVI, testemunhada pelo sacerdote, assinala que no período da Sé Vacante, entre a morte ou renúncia do bispo de Roma e a eleição do sucessor, ninguém pode assumir as suas prerrogativas.

A reprodução do “Anel do Pescador” usada como carimbo, os dois selos brancos, de diferentes dimensões, a apor nos documentos pontifícios, e a matriz do selo de chumbo, utilizado nas bulas pontifícias foram igualmente inutilizados, referiu.

O padre Federico Lombardi revelou também que a escolha de terça-feira para o início do Conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI, feita esta sexta-feira pelos cardeais presentes no Vaticano, resultou de uma “maioria absolutamente inequívoca”.

A resolução foi tomada depois de o cardeal camerlengo, D. Tarcisio Bertone, ter comunicado o estado dos trabalhos na Capela Sistina, que acolhe os escrutínios, e na Casa de Santa de Marta, onde os prelados eleitores vão ficar alojados, obras que aconselhavam a abertura do Conclave a 12 de março.

Na congregação (reunião) geral de hoje, a nona, foi decidido, por maioria, que o alojamento dos cardeais na Casa de Santa Marta, cujos quartos foram atribuídos por sorteio, vai ser feita a partir das 07h00 (menos uma hora em Lisboa) de terça-feira, informou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Nas reuniões de sexta-feira à tarde e desta manhã intervieram 32 cardeais, que falaram do que deve ser esperado do novo Papa, bem como sobre a atividade da Santa Sé e dos seus departamentos, o aperfeiçoamento do trabalho na Cúria Romana e a situação da Igreja em várias regiões do mundo.

Neste domingo alguns cardeais presidem à missa nas suas igrejas titulares, localizadas em Roma, informou o padre Federico Lombardi, acrescentando que os prelados poderão aproveitar para, através dos media, dirigirem uma mensagem aos fiéis das suas dioceses e países.

Na segunda-feira, pelas 17h30, realiza-se na Capela Paulina do Palácio Apostólico do Vaticano o juramento de segredo por parte do “pessoal auxiliar” que vai ter acesso à Capela Sistina durante o Conclave para, antes e depois das votações, colaborar nos trabalhos, cerimónia que contará com a presença da televisão da Santa Sé.

A próxima congregação geral está marcada para a manhã de segunda-feira, prevendo-se a intervenção de cardeais que entretanto manifestaram a intenção de usar a palavra.

RJM/OC | in agência ecclesia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: