Publicado por: sdaviseu | 18 de Março de 2013

Vaticano: Presidente português diz que o Papa é «sinal de esperança» e inaugura uma «nova era»

Cavaco Silva vai convidar Francisco a visitar o país em 2017

O presidente da República Portuguesa disse em Roma que o atual Papa deve ser um “sinal de esperança” para todos os portugueses e que vai convidar Francisco a visitar o país.

“O Papa Francisco já conquistou a simpatia do mundo inteiro pela sua simplicidade, pela sua proximidade às pessoas. É um sinal de esperança para todos os católicos e espero que seja também um sinal de esperança para os portugueses”, afirmou Aníbal Cavaco Silva.

O presidente português disse também que irá fazer um convite “formal” ao Papa Francisco para que faça uma visita não só pastoral a Portugal, mas também como chefe de Estado, à semelhança do que aconteceu com o Papa Bento XVI em 2010, e apontou para o 2017 como data “provável”.

“Todos sabemos que em 2017 teremos o centenário das aparições de Fátima e recordo que pelo menos os dois últimos Papas, e em particular João Paulo II, manifestaram uma grande ligação a Nossa Senhora de Fátima. Numa data tão especial, desde já digo que me parece provável que o Papa Francisco não queira deixar de estar presente”, afirmou.

Cavaco Silva espera que os portugueses tenham a oportunidade de “manifestar o seu afeto” ao Papa “na sua própria terra” e considera que Francisco “tem condições” para inaugurar “uma nova era na vida da Igreja”.

O presidente português valorizou a atenção “muito particular” aos “mais fracos” e aos “pobres” por parte do Papa argentino, o primeiro do continente americano, de quem espera “um contributo para a paz no mundo, para atenuar o sofrimento de muitos que são atingidos pela guerra, pelas lutas e pelos conflitos”.

“Sinto que há uma grande esperança no pontificado do Papa Francisco”, disse Aníbal Cavano Silva aos jornalistas durante um encontro com a comunidade emigrante residente em Roma, na igreja de Santo António dos Portugueses.

O presidente da República Portuguesa e o ministro dos Negócios Estrangeiros vão representar o país esta terça-feira na missa que marca o início do pontificado, no Vaticano.

Cavaco Silva, acompanhado pela primeira-dama, apresentará cumprimentos a Francisco no final da celebração, dentro da Basílica de São Pedro.

Jorge Mario Bergoglio, jesuíta e arcebispo de Buenos Aires, de 76 anos, foi eleito como novo Papa na quarta-feira e escolheu o nome de Francisco pela primeira vez na história da Igreja.

OC/PR | in agência ecclesia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: