Publicado por: sdaviseu | 30 de Março de 2013

Açores: Bispo de Angra exorta cristãos a serem «fermento» de mudança na sociedade e na Igreja

Mensagem pascal de D. António Sousa Braga fala na necessidade de «ruturas», algumas das quais «dolorosas»

D. António de Sousa Braga
Bispo de Angra – Açores

A mensagem pascal do bispo de Angra exorta os cristãos a serem “fermento” de mudança no meio de uma sociedade e de uma Igreja necessitadas de “ruturas”, algumas das quais “dolorosas”.

Segundo o texto de D. António Sousa Braga, publicado na página da Diocese açoriana na internet, “podem e devem discutir-se os conteúdos e os métodos das reformas” a adotar, quer no combate à “crise” socioeconómica do mundo quer na “conversão” das estruturas eclesiais.

No entanto, essas reformas “são um imperativo inadiável” e “devem encontrar eco no cristão esclarecido e comprometido, que quer ser também um cidadão responsável”, sublinha o prelado.

Salientando que a fé cristã não é só “informativa” mas “performativa”, o bispo de Angra encoraja cada católico a “comprometer-se com a mudança, qual fermento que leveda a massa”.

“Pouco adianta lamentar-se ou simplesmente protestar. Importa inserir-se no debate, dando o contributo positivo da visão cristã da vida e da história”, reforça.

Ao longo da nota pastoral intitulada “Dar razão da nossa Esperança”, D. António Sousa Braga recorda que a “esperança cristã é ativa” e “implica compromisso, realizado com confiança, perseverança, paciência e paixão, no sentido de dedicação total e de empenho sofrido”.

O prelado pede aos fiéis que, apoiados “na força transformadora de Cristo”, ajudem a “construir o ‘Império do Espirito Santo’, que torna possível a fraternidade universal”.

JCP | in agência ecclesia

Foto: www.correiodosacores.net

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: