Publicado por: sdaviseu | 5 de Abril de 2013

REFLEXÃO: Mensagem de Páscoa do bispo do Funchal

D. António Cavaco Carrilho
Bispo da Diocese do Funchal

Aleluia! O Senhor Ressuscitou!

O canto da Vida percorre a Igreja e ressoa no coração dos crentes, com imenso júbilo: O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia! Esta mensagem tão antiga e sempre nova é fonte da nossa alegria e felicidade. Continua a iluminar um mundo que perdeu muito da sua esperança e sentido da existência, numa cultura marcada por um certo individualismo, materialismo prático e relativismo moral.

Mas Jesus está vivo e acompanha-nos na estrada real e concreta da nossa vida! Desta certeza da fé temos a palavra do Ressuscitado, no caminho de Emaús, com dois dos seus discípulos. Estavam desanimados; tinham deixado a comunidade de Jerusalém e regressavam a casa, desiludidos, por causa de Jesus, que tinha morrido, ainda que alguns já afirmassem estar vivo.

Foi então que um estranho peregrino se pôs a caminho com eles, os interrogou, escutou os seus fracassos e desilusões. Com a compreensão, a firmeza e a ternura de um amigo, Jesus, esse peregrino, explicou-lhes as Escrituras, iluminou-lhes a mente e aqueceu-lhes o coração, com o fogo do Seu Espírito.

Fica connosco, Senhor!

Na hora da despedida, ao pedido insistente dos discípulos “Fica connosco”, Jesus entra com eles em casa e reparte o Pão. Reconheceram-n’O, então. A Luz voltou a iluminar os seus olhos tristes e as suas vidas repassadas de medo. Abria-se uma nova esperança! Afinal, Jesus estava vivo, falou e sentou-se com eles à mesa. Os discípulos retomam o caminho de regresso e anunciam com grande alegria o encontro com Jesus Ressuscitado!

No contexto do mundo de hoje, esta mensagem evangélica, derrama uma intensa Luz sobre os novos desafios da Igreja e da Humanidade. É que, nas noites da nossa história, o Pão da Palavra e o Pão da Eucaristia são a força e a luz para um novo caminhar. Mesmo quando não sentimos a presença sensível de Jesus, Ele está perto e presente na nossa vida. Não nos abandona, é Amigo fiel!

Celebrar a Páscoa é reencontrar-se com o amor, o perdão e a vida nova, que Deus nos oferece em Seu Filho Jesus, morto e ressuscitado.

Santas Festas Pascais

Com sincero afeto, desejo a todos os queridos diocesanos da Madeira e Porto Santo, aos emigrantes e turistas, que visitam a nossa terra, uma feliz e Santa Páscoa, na intimidade e força do Senhor Ressuscitado.

Que Maria Mãe, a Senhora da Ressurreição, acompanhe amorosamente as nossas famílias, os nossos jovens, crianças e idosos, todos os que sofrem e precisam de um novo horizonte da esperança!

Boas festas pascais, alegria e paz! O Senhor ressuscitou verdadeiramente! Aleluia! Aleluia!

 

Funchal, 31 de março de 2013

D. António Carrilho, bispo do Funchal

Foto: jlrodrigues.blogspot.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: