Publicado por: sdaviseu | 6 de Abril de 2013

Évora: Diocese sensibiliza jovens para «contexto difícil» do país

Arcebispo juntou-se a 200 participantes no Dia da Juventude, marcado por gesto solidário em favor de famílias carenciadas

O arcebispo de Évora disse à Agência ECCLESIA que é necessário sensibilizar os jovens para a situação “difícil” em que vivem muitas famílias, afetadas pela crise económica no país

“Encontramo-nos num contexto difícil para o país e aqui na nossa região, no Alentejo, também há muita gente a passar privações”, declarou D. José Alves, no arranque do Dia Arquidiocesano da Juventude, onde os cerca de 200 participantes foram convidados a partilhar produtos alimentares que serão distribuídos pelas famílias mais necessitadas.

O Departamento de Pastoral Juvenil da Igreja Católica local identificou 35 agregados familiares carenciados, referenciados pela Cáritas, e pediu produtos como arroz, massa, salsichas, atum, feijão ou leite.

“Queríamos que o Dia da Juventude não fosse apenas um encontro de reflexão, de estudo, de oração, mas quisemos juntar-lhe a dimensão da ação, a dimensão caritativa”, precisou o arcebispo de Évora.

D. José Alves declarou que os jovens “corresponderam” ao desafio que lhes foi lançado e frisou que a participação dos mais novos é “um sinal da vitalidade da Igreja”.

O padre Fernando Lopes, responsável pela organização do Dia da Juventude, destacou por sua vez a “alegria” que move os participantes, numa iniciativa que se iniciou pelas ruas de Montemor-o-Novo com a evocação da ressurreição de Jesus.

“A nossa fé é viva, é ativa”, sublinhou.

O programa do evento inclui diversos ‘workshops’, um concerto e momentos de oração.

Joana Margarida, do grupo de jovens de Coruche, participa pela primeira vez neste Dia da Juventude e salienta a importância do gesto solidário que foi proposto, “uma forma de influenciar os jovens, porque veem ajudar pessoas que necessitam”.

Outro dos participantes, Gustavo Teles, realça o facto de se reunir com jovens que “partilham as mesmas ideias” e vivem a mesma fé.

MD/JCP/OC | in agência ecclesia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: