Publicado por: sdaviseu | 5 de Maio de 2013

Igreja: Brasil tem nova beata, filha e neta de escravas

«Nhá Chica» viveu no século XIX

 O Brasil vai viveu a beatificação da leiga Francisca de Paula de Jesus (1810-1895), conhecida como “Nhá Chica”, filha e neta de escravas, que não sabia ler nem escrever.

A ‘santinha de Baependi’ nasceu no Estado de Minas Gerais e é recordada pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, como alguém que quis “levar uma vida dedicada à caridade e oração”.

A futura beata herdou uma herança do seu irmão, que foi distribuída como esmola para os pobres e utilizada na construção de uma capela para a Imaculada Conceição.

“O Papa Francisco, na sua carta de beatificação, disse que Nhá Chica era uma mulher de oração assídua e uma fiel testemunha da misericórdia de Cristo para com os necessitados no corpo e no espírito”, refere o cardeal Amato.

A beatificação é a penúltima etapa para a declaração da santidade de um católico.

A canonização, ato reservado ao Papa desde o século XIII, é a confirmação, por parte da Igreja Católica, que um fiel católico é digno de culto público universal e de ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.
Nos primeiros séculos da Igreja, o reconhecimento da santidade acontecia em âmbito local, a partir da fama popular do santo e com a aprovação dos bispos.

A canonização, ato reservado ao Papa desde o século XIII, é a confirmação, por parte da Igreja, que um fiel é digno de culto público universal e de ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

Nos primeiros séculos da Igreja, o reconhecimento da santidade acontecia em âmbito local, a partir da fama popular do santo e com a aprovação dos bispos.

OC | in agência ecclesia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: