Publicado por: sdaviseu | 5 de Maio de 2013

Milhares de participantes no «Fátima Jovem»

Iniciativa junta música, formação e oração antecipando encontro mundial do Rio de Janeiro

Milhares de jovens participaram nos dias 3, 4 e 5 de maio no ‘Fátima Jovem 2013’, iniciativa da Igreja Católica que leva à Cova da Iria convidados musicais e promove momentos de oração e reflexão.

A peregrinação, promovida pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), quer oferecer aos jovens “experiências únicas de fé, alegria e testemunho”, segundo a organização do evento, que este ano tem um convidado internacional, o padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

O sacerdote liga o ‘Fátima Jovem’ deste ano às Jornadas Mundiais da Juventude que vão ser acolhidas entre 23 e 28 de julho na cidade brasileira.

O programa inclui ainda a apresentação do musical ‘Alegria na Fé’, com a participação de Vânia Fernandes, cantora que já representou Portugal no festival da Eurovisão.Segundo os responsáveis do DNPJ, a formação tem também um lugar “primordial” nestes dois dias, com “workshops espalhados por toda a localidade de Fátima percorrendo várias casas religiosas”.

Os temas escolhidos vão abordar questões como os Sacramentos da Igreja Católica, a vocação, a família, a evangelização, a música, o ecumenismo, a Doutrina Social da Igreja e a “conjuntura atual do país”.

Os participantes vão animar e participar em todas as cerimónias do Santuário de Fátima destes dois dias “através da música, meditações e proclamações”.

No Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013) que a Igreja se encontra a viver, o tema proposto aos jovens é ‘Ide e fazei discípulos’.

José Tiago diz à Agência ECCLESIA que o ‘Fátima Jovem’ é “um momento de partilha” e convida os participantes a “experimentar” os workshops propostos.Leonor Garcia, por sua vez, dá um testemunho sobre a oportunidade de se encontrar com “jovens de todo o país” que comungam da mesma fé e “fazer novos amigos”.

Para Joana Pinho, esta será a primeira participação na peregrinação nacional e espera que seja uma forma de “preparar a Jornada Mundial” do Rio de Janeiro, confessando-se “bastante entusiasmada”.

Bruno Leite, do DNPJ, sintetiza as propostas destes dias em três palavras: “formação, oração e animação”.

OC | in agência ecclesia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: