Publicado por: sdaviseu | 19 de Maio de 2013

Portugal: Porta-voz da Conferência Episcopal e arcebispo de Braga saúdam novo patriarca de Lisboa

Responsáveis lembram importância de D. Manuel Clemente no diálogo entre Igreja e sociedade

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e o arcebispo de Braga saudaram a nomeação de D. Manuel Clemente, até agora bispo do Porto, como novo patriarca de Lisboa, anunciada pela Santa Sé.

Para o padre Manuel Morujão, secretário da CEP, o sucessor de D. José Policarpo é “um homem com profundas raízes na diocese que lhe cabe servir”.

“Será, portanto, uma transição natural, de quem conhece a casa da Diocese de Lisboa e tem uma relação de estima com o seu predecessor”, acrescenta, em declarações à Agência ECCLESIA.

O porta-voz da CEP sublinha que ser patriarca é “ser também o bispo da capital de Portugal, com tudo o que isso implica de contactos e relações a nível da sociedade civil e do governo da nação”.

“Todos recordamos o seu estilo habitual de intervenções, para além do foro religioso: ponderação e sabedoria aliadas à pertinência profética”, observa, a respeito de D. Manuel Clemente, lembrando que a atribuição do Prémio Pessoa em 2009 mostrou o “grande apreço que, em geral, a sociedade civil e o mundo da cultura têm pelo novo bispo”.

Já o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, disse reconhecer no novo patriarca “as qualidades humanas e cristãs para  conduzir o Povo de Deus numa parcela que ele muito bem conhece”.

“Como homem da cultura, conseguirá estabelecer as pontes necessárias com todas as correntes de pensamento, sem deixar de sublinhar a originalidade cristã. A sua perspicácia intelectual permitirá uma verdadeira leitura dos ‘sinais dos tempos’, gerando uma resposta pastoral adequada, qualitativa e assertiva aos tempos modernos”, acrescenta o prelado, citado pelo site arquidiocesano.

D. Jorge Ortiga afirma a “unidade eclesial” necessária para a “tarefa da Nova evangelização, numa Igreja que sabe estar num mundo secularizado”.

O Papa nomeou hoje como patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente, de 64 anos, sucedendo a D. José Policarpo, que renunciou ao cargo.

A resignação “por limite de idade” do cardeal e patriarca emérito, apresentada em 2011, já tinha sido aceite por Bento XVI, decisão que foi agora “confirmada pelo Papa Francisco”, refere uma nota enviada pela Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé) em Portugal à Agência ECCLESIA.

A tomada de posse do novo patriarca está marcada para o dia 7 de julho.

OC | in agência ecclesia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: