Publicado por: sdaviseu | 21 de Maio de 2013

Viseu: Instituto de Teologia vai fechar portas

Estrutura serve atualmente estudantes de quatro dioceses, cuja formação poderá passar a ser feita no Porto ou em Braga

O Instituto Superior de Teologia que serve as dioceses de Bragança, Guarda, Lamego e Viseu, em ligação com a Universidade Católica Portuguesa, vai fechar por causa da falta de alunos.

Em entrevista concedida à Agência ECCLESIA, o bispo de Viseu salientou que “os 26 estudantes inscritos” para o próximo ano “são insuficientes” para dar continuidade ao projeto, segundo os parâmetros definidos pela Congregação para a Educação Católica.

De acordo com D. Ilídio Leandro, as quatro dioceses debatem-se atualmente com uma quebra “acentuada” na população e “a maior parte das freguesias estão desertificadas de gente nova”.

“A consequência normal é termos menos candidatos ao sacerdócio, à vida religiosa, e naturalmente muito menos respostas educativas para estas áreas de vocação”, realça o prelado.

Apesar das dificuldades, as quatro dioceses estão decididas a continuar com esta formação em conjunto e a solução poderá passar pela criação de uma parceria com a Faculdade de Teologia do Porto ou a de Braga.

“De certeza que para o ano, em Braga ou no Porto, conforme as condições que nos forem apresentadas, continuaremos a fazer a formação dos candidatos”, garantiu o bispo de Viseu.

A nova estrutura funcionará sempre num “Seminário próximo da Faculdade” e contará com “uma equipa constituída por um sacerdote de cada uma das quatro dioceses”.

Desenvolver a pastoral das vocações no interior do país, cada vez mais desertificado devido a fatores (interligados) como a crise económica, a imigração e a baixa taxa de natalidade, é um teste à determinação da Igreja Católica.

“Temos que colmatar a dificuldade existente com novas estratégias de pastoral, de ação, de testemunho, de proximidade, de presença da Igreja junto das famílias, junto dos jovens, para que aqueles que Deus queira chamar possam encontrar um acolhimento positivo naqueles que podem orientar o seu caminho”, sustenta D. Ilídio Leandro.

JCP | in agência ecclesia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: